beauty dicas

Dignóstico dos fios: Aprenda como fazer

O diagnóstico dos fios é uma técnica muito usada em salões de beleza para poder identificar qual o melhor tratamento para cada tipo de cabelo, levando em consideração a necessidade capilar, analisando como está a estrutura, córtex, haste e o couro cabeludo.

Existem 3 tipos de diagnósticos capilares: análise capilar que é realizada a partir de alguns testes no fio. A anamnese (entrevista realizada pelo profissional) consiste em várias perguntas que buscam entender a rotina em que o cabelo é submetido diariamente, seguida de uma análise com micro câmera que normalmente tem uma visão 300x mais aproximada do fio, sendo possível enxergar as agressões invisíveis ao olho nu.

As 2 técnicas seguintes são feitas exclusivamente pelo profissional, mas como sabemos que nem sempre é possível ir ao salão, trouxemos o teste da análise capilar em uma versão mais simples, que não equivale e nem dispensa o diagnóstico profissional que conta com a expertise do cabeleireiro.

O bacana é realizar o processo antes de decidir qual tipo de linha capilar irá comprar, garantindo maior assertividade no tratamento e resultado.

TESTE DE POROSIDADE

Porosidade é a retenção de umidade dos fios. Quanto menos o fio retém umidade, mais poroso ele fica ou seja, a cutícula fica aberta expondo o córtex, causando um efeito seco. Para identificar esse problema siga a dica abaixo:

Com uma mão segure o cabelo pela ponta e com a outra deslize o polegar e o dedo indicador pelo fio. Você identifica:

NORMAL

Quando o fio está ligeiramente áspero, isso indica que está saudável. Parabéns! Para permanecer assim faça uso de uma linha de cuidados diários.

Nossa sugestão é a linha Day by Day desenvolvimento especialmente para os cuidados no dia a dia, pode ser usada em qualquer tipo de cabelo e tem como ação principal a resistência e renovação celular.

diagnostico-dos-fios-day-by-day-beauty-hits-cosmeticos-veganos.png

Compre direto em nosso site clicando aqui.

BAIXA POROSIDADE

Você sentirá a cutícula densa e bem fechada, será mais fácil o deslizar do polegar, além de ter um aspecto brilhoso. Neste caso é um pouco mais difícil o cabelo absorver a umidade, por isso o ideal é fazer uso do tratamento com uma linha de nutrição capilar.

Nós indicamos a linha Light Waves que vem com shampoo, condicionador, máscara e modelador. Com alto poder de nutrição, conta com Manoi de Tahiti, Óleo de Linhaça, Óleo de Coco, Leite de Coco e outros ativos que auxiliam na maleabilidade capilar e proteção.

Compre direto em nosso site clicando aqui.

MÉDIA POROSIDADE

Neste caso o fio terá a cutícula meio aberta, com aspecto muito áspero, denunciando excesso de química capilar. Nesse caso os fios conseguem absorver a água e nutrientes de forma fácil, por isso uma linha de reconstrução capilar é o suficiente para ajudar no tratamento das suas madeixas.

Para esse caso indicamos a linha Resgate SOS ideal para cabelos frágeis, quebradiços, com pontas duplas e aquele aspecto agredido. Vem bem completo com shampoo, condicionador, máscara e acidificante.

Essa linha completa irá te ajudar a formar fios mais fortes, resistentes, com brilho e força, além do apaixonante efeito anti frizz.

diagnostico-fios-resgate-sos-beauty-hits-cosmeticos-veganos.png

Compre direto em nosso site clicando aqui.

ALTA POROSIDADE

O fio estará quebradiço, seco e extremamente áspero, isso porque a cutícula está extremamente aberta. Traduz uma rotina com muita química e ferramentas de calor, como: secador, chapinha e modelador.

O ponto positivo nesse caso é que o cabelo consegue absorver água de forma muito rápida, mas perde na mesma frequência que absorve. Por isso, é primordial contar com um cronograma capilar que depositará todos os nutrientes necessários para nutrir, hidratar e reconstruir suas madeixas.

Nossa linha de cronograma capilar conta com shampoo detox, shampoo hidratante, máscara nutritiva, máscara hidratante, máscara reconstrutora e 8 ampolas de tratamento único. O que irá promover desde a reconstrução até a hidratação dos fios, diminuindo a oleosidade, aquele efeito seco e quebradiço, multiplicando o brilho, a maciez e a sedosidade. Sua fibra capilar será totalmente reestruturada, ganhando vida e saúde, logo na primeira semana de uso.

diagnostico-fios-cronograma-capilar-beauty-hits-cosmeticos-veganos.png

Compre direto em nosso site clicando aqui.

Para te ajudar na organização e uso correto do cronograma capilar segue abaixo um calendário para não se perder e conseguir extrair o máximo de resultados e pouco tempo:

calendario-cronograma-caplar-beauty-hits-cosmeticos-veganos.png

#TEAMbeauty, um questionamento que sempre recebemos em nosso inbox, “Não consegui identificar o estado do meu fio pelo toque, o que faço?

Calma, não se desespere! Temos uma dica na manga e bem fácil para te auxiliar:

Arranque um fio de cabelo e coloque em um copo com água. Note um detalhe importante, se o fio afundar está com alta porosidade, caso ele nem afundar nem boiar, está na porosidade média; se boiar é porque está com baixa porosidade e grande dificuldade em absorver nutrientes.

Ficou mais fácil, né? Agora se liga:

TESTE DE ELASTICIDADE

Sabe aquela técnica de segurar o fio com uma mão e puxar com a outra para ver o quanto ele estica? Esse também é um teste para saber um pouco mais sobre a saúde dos fios.

Se seu cabelo estiver saudável você irá puxar e ele esticará alguns centímetros e quando soltar voltará ao tamanho normal. Caso esteja danificado, não voltará e se estiver seco vai quebrar.

O mesmo tratamento que seu cabelo acusar no teste de porosidade pode ser usado para cuidar da elasticidade capilar. Então pode comprar o indicado acima sem medo e com a certeza de ser feliz.

Conseguiu fazer os testes? Conte pra gente abaixo e qual o resultado que  conseguiu identificar?

Ah, e não se esqueça que todos nossos cosméticos são veganos. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o que significa cosméticos veganos, confira nosso artigo clicando aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s